QUAIS IMPACTOS DA LEI DA LIBERDADE ECONÔMICA PARA EMPRESAS QUE EXERCEM ATIVIDADE DE BAIXO RISCO?

QUAIS IMPACTOS DA LEI DA LIBERDADE ECONÔMICA PARA EMPRESAS QUE EXERCEM ATIVIDADE DE BAIXO RISCO?

LEI Nº 13.874, DE 20 DE SETEMBRO DE 2019

Em Setembro de 2019 foi sancionada a Lei da Liberdade Econômica que tem como objetivo reduzir a burocracia nas atividades econômicas. O governo enseja que as mudanças facilitem e deem mais segurança jurídica aos negócios e estimulem a geração de empregos. Pelas contas da equipe econômica, a medida pode gerar, no prazo de dez anos, 3,7 milhões de empregos e mais de 7% de crescimento da economia.

DISPOSIÇÕES GERAIS: Art. 1º Fica instituída a Declaração de Direitos de Liberdade Econômica, que estabelece normas de proteção à livre iniciativa e ao livre exercício de atividade econômica e disposições sobre a atuação do Estado como agente normativo e regulador, nos termos do inciso IV do caput do art. 1º, do parágrafo único do art. 170 e do caput do art. 174 da Constituição Federal.

Dentre várias mudanças no setor econômico, pode-se destacar o impacto da LEI Nº 13.874 para as empresas que exercem atividades de baixo risco (Na constituição, já se pode enquadrar o nível de risco via redesim.gov.br). A lei DISPENSA O ALVARÁ para quem exerce atividade de baixo risco (costureiras e sapateiros, por exemplo):

– Atividades de baixo risco, como a maioria dos pequenos comércios, não exigirão mais alvará de funcionamento;

– Poder Executivo definirá atividades de baixo risco na ausência de regras estaduais, distritais ou municipais;

– Governo vetou item que dispensava de licenças para atividades de baixo risco que abrangem questões ambientais. ⠀

Fonte: planalto.gov.br