- 28 de julho de 2021
- Categoria: Notícias
A pandemia do novo coronavírus (COVID-19) trouxe consigo diversos impactos na sociedade e no mercado de trabalho. Várias empresas estão sentindo o baque e precisando lidar com a crise financeira que tem assolado o país. Com isso, você pode estar se perguntando: qual o futuro do contador no pós pandemia?
A contabilidade se apresenta como um dos setores mais importantes nas empresas, principalmente por lidar com todos os processos financeiros.
Desse modo, considerando as consequências da pandemia na vida financeira das empresas, o contador poderá desempenhar um papel de extrema importância no período de retomada.
Sendo assim, com o intuito de contribuir com você, contador, a entender o cenário da profissão no pós pandemia, preparamos este artigo! Continue acompanhando e descubra todos os desafios envolvidos na contabilidade.
Futuro do contador no pós pandemia
Muito se discute como as empresas poderão lidar e quais atitudes serão benéficas para o período de retomada. Afinal de contas, o momento atual está sendo marcado por baixas receitas, desemprego e empresas fechando as suas portas.
Dessa maneira, espera-se que o futuro do contador no pós pandemia seja de muito trabalho e relevância na recuperação das empresas.
Ou seja, o setor financeiro dos empreendimentos do país estão diretamente associados ao papel de uma contabilidade. E, considerando o momento de crise que estamos vivendo, os profissionais contábeis veem a importância dos seus serviços aumentar consideravelmente.
Toda e qualquer empresa que deseja se recuperar financeiramente após a pandemia precisa do auxílio de uma contabilidade.
Afinal de contas, a tomada de decisão em momentos adversos terá que ser guiada com base nos dados financeiros e na realidade de uma empresa.
Portanto, uma coisa é certa: o futuro do contador no pós pandemia será de muito trabalho. O que demanda que todos os contadores se encontrem preparados e capacitados para lidarem com o processo de retomada financeira.
Além disso, não podemos deixar de lado o papel do contador na sociedade e outros desafios que serão enfrentados pela contabilidade na segunda metade de 2020. Veja a seguir.
O papel do contador na sociedade
O mercado está em constante atualização e, com isso, diversas profissões estão passando por mudanças em sua estrutura. É o que acontece com o contador, que agora possui a tecnologia como a sua aliada.
Há quem afirmava que a contabilidade deixaria de existir com o avanço do uso da tecnologia nos escritórios. No entanto, o que podemos ver é a utilização de sistemas contábeis avançados e que otimizam os seus serviços.
Desse modo, conceitos como a contabilidade digital tem ganhado cada vez mais autoridade no mercado contábil.
Espera-se que em 2020 seja o boom contabilidade digital, se consolidando como uma autoridade na profissão de contador. O motivo é simples! A implementação dos recursos tecnológicos e o perfil cada vez mais exigente dos consumidores aumentar a procura por serviços digitais.
Sendo assim, o futuro do contador no pós pandemia, sem sombra de dúvidas, irá demandar o uso de recursos tecnológicos e clientes exigentes.
Portanto, como o contador deverá agir para vencer a sua concorrência no mercado? Continue lendo o nosso artigo e descubra os desafios encontrados.
Quais os desafios do contador?
Entendendo o papel do contador na sociedade, é necessário compreender também quais os desafios enfrentados pela profissão no momento.
Dessa maneira, cabe ao contador se preparar e buscar se adaptar à todas as mudanças e desafios associados à contabilidade.
Veja a seguir quais são as missões envolvidas com o futuro do contador no pós pandemia:
Contador consultor
O primeiro desafio já é conhecido por grande parte dos contadores. Acontece que o papel do contador mudou nos últimos anos. Antigamente, o contador era o profissional que focava somente em desempenhar as atividades contratadas.
Atualmente, o profissional contábil tem atuado como um consultor, indicando sempre o melhor caminho para as empresas.
Ou seja, agora, o contador se torna um parceiro de negócios. É ele quem dá suporte na tomada de decisão dos empreendedores, sempre orientando a melhor direção para alcançar resultados satisfatórios.
Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)
A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) passa a entrar em vigor em agosto de 2020. Com isso, os contadores precisam se adaptar às mudanças.
Deve-se reforçar que o contador lida, no dia a dia da sua profissão, com diversas informações e dados dos seus clientes. Desse modo, é de extrema importância velar pela segurança e privacidade de todos esses dados.
Sendo assim, dentre todas as mudanças previstas, destaca-se o consentimento dos clientes em relação ao armazenamento das suas informações. O que obriga que todo contador tenha uma estrutura segura para guardar os dados dos seus clientes.
Alterações do SPED
A Receita Federal já publicou as orientações e as versões dos programas relacionados às alterações do SPED.
Dessa maneira, é fundamental que todo contador busque se informar melhor sobre as alterações, uma vez que elas resultam em impactos em diversos dos seus serviços.
Contrato de trabalho verde e amarelo
Falando em mudanças, também existem aquelas relacionadas ao eSocial, que prevê alterações no Contrato de Trabalho Verde e Amarelo. As mudanças foram oficializadas por meio da Medida Provisória 905.
Sendo assim, a contratação de funcionários entre 18 e 29 anos poderá ser feita com uma redução de 8% para 2% referente à alíquota do FGTS.
Além disso, também está prevista a isenção de parcelas referentes à contribuição previdenciária patronal, salário-educação, entre outros.
Mudanças no Simples Nacional
Existem também as mudanças previstas para o Simples Nacional, principalmente para aqueles profissionais que atuam como MEI.
Sendo assim, o prazo para ingressar na modalidade Simples Nacional passou de 180 dias para 60 dias. A contagem é feita a partir do momento em que o CNPJ é emitido.
Cobrança de honorários
A cobrança de honorários é um fator fundamental na lucratividade de uma contabilidade. Até porque estamos lidando com diversos serviços diferentes e uma concorrência muito alta.
Dessa maneira, a tendência do momento é a cobrança por pacote de serviços. Ela também pode ser ajustada por planos e de acordo com cada cliente. O futuro do contador no pós pandemia está diretamente associado à maneira como ele cobra os seus serviços.
Atendimento ao cliente
Como já é de entendimento de todo contador, a alta competitividade do mercado faz com que os escritórios busquem um diferencial competitivo.
Desse modo, o atendimento ao cliente se apresenta com o potencial não somente de conquistar novos clientes para um escritório, como fideliza-los também.
Sendo assim, é de suma importância que toda contabilidade busque prestar um atendimento personalizado. O foco é lidar com cada cliente de maneira individual, atendendo assim às suas necessidades.
Presença digital
Diante de um momento marcado pelo avanço da tecnologia no mercado de trabalho, toda contabilidade deve investir em presença digital.
Aqui, não estamos falando somente em perfis nas redes sociais. Presença digital vai muito além disso!
Afinal de contas, todo escritório de contabilidade que investe em presença digital precisa ser direcionado por uma estratégia de marketing.
Sendo assim, estamos nos referindo à criação de um site e de um blog, a criação de campanha e de materiais ricos com o intuito de alavancar os resultados de uma contabilidade.
Sem sombra de dúvidas, são inúmeros os desafios de um profissional contábil. Com isso, o futuro do contador no pós pandemia envolve superar todos os obstáculos citados aqui.
FONTE; www.contadoragora.com
Nossa equipe especializada estará pronta para atendê-los! 👇🎯
Para mais informações:
(98)98104-1110/(98)98304-0034
(98)3238-2843