Dúvidas para abrir a sua empresa?

O primeiro passo é elaborar um contrato social e combinar com os sócios como será a relação de vocês no futuro, definindo assuntos como entrada de novos sócios, saída, morte, entre outros. É importante chamar o contador para orientar sobre tributos e outras obrigações legais. Cumprir cuidadosamente todos os requisitos legais e tomar todas as precauções logo de início é a melhor forma de crescer e mostrar credibilidade a futuros sócios e investidores. Se for uma empresa de um único dono a recomendação é a mesma, exceto quanto à participação do sócio.

Qual é a melhor hora de contratar um contador?

Desde o início. Entre os benefícios estão contar com o histórico de todas as atividades e da evolução do negócio, todas as informações documentadas e organizadas, uma visão clara da situação patrimonial e manter em dia o recolhimento de tributos e obrigações trabalhistas. Um bom contador também pode contribuir com análises para aperfeiçoar a gestão do negócio.

O que devo planejar antes de pôr a empresa para funcionar?

Procure simular o faturamento possível durante o primeiro ano, projetando mês a mês. Esse exercício é importante para obter a visão mais realista possível do potencial do negócio. Da mesma forma, simule todos os custos fixos (que não dependem das receitas) e variáveis. Essas estimativas ajudarão a prever dois fatores essenciais: a necessidade de capital de giro e sua variação ao longo do tempo.

Devo registrar meus colaboradores?

Sempre! Nunca busque soluções alternativas e informais, mesmo que o colaborador esteja de acordo. Além de ferir a legalidade, você poderá ter grandes dores de cabeça judiciais no futuro e inibir a entrada de possíveis sócios e investidores.

Preciso de um plano de negócios? Como elaborar?

Mais do que algo para apresentar a outras pessoas, o plano de negócios deve constituir um “plano de voo” para você aprimorar o entendimento do negócio, de seus desafios e suas estratégias. Comece descrevendo o objetivo, que mercado quer atingir, a concorrência, os riscos, os pontos fortes e fracos e as oportunidades. Inclua projeções de receitas e custos.

Como escolher um ponto comercial?

Não basta buscar imóveis em ruas movimentadas. Uma análise do perfil da população (comercial ou residencial) da região relacionada ao público que você quer atingir é fundamental. Definida a necessidade ou desejo a suprir, é preciso encontrar os clientes dispostos a pagar pela solução oferecida.

Como prospectar clientes?

Colha a maior quantidade possível de informações sobre os hábitos do público-alvo, suas necessidades e seus comportamentos. Com isso, crie um processo formal e disciplinado de ações de abordagem. Seja agressivo sem ser invasivo.